figura mostra estreitamento de vértebra com compressão nervosa na região lombar

Estenose Vertebral é grave?

Estenose vertebral ou estenose do canal medular é um estreitamento de vértebra causa compressão dos nervos e dor nas costas. Em alguns casos essa redução no diâmetro pode causar prejuízos ainda maiores, dificultar a comunicação com outros membros, contribuindo para sensações de dormência, formigamento, perda de sensibilidade e força. A estenose pode causar ainda dor irradiada, afetando a cabeça e membros superiores (quando o problema é cervical) ou irradiação para a pelve e membros inferiores (quando a compressão é lombar).

O tratamento pode envolver bolsas de gelo ou de água quente, analgésicos e anti-inflamatórios. Demais medicamentos precisam de indicação médica por terem potencial para causar dependência, reações adversas por reagirem a outros medicamentos usados pelos pacientes ou efeitos colaterais importantes devido a alergias ou doenças pré-existentes.

A automedicação pode ter pouco ou nenhum efeito, favorecer o adiamento de um tratamento correto e contribuir para o agravamento do quadro. Por se tratar de compressão nervosa o mais indicado é procurar um neurologista. Durante a consulta o médico irá realizar testes físicos, avaliar o aspecto atual e o histórico clínico do paciente. Exames de imagem como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico.

O tratamento pode envolver remédios para reduzir a dor, mas principalmente uma mudança de hábitos incluindo cuidados diários que precisam ser mantidos para o resto da vida, com a intenção de evitar o desgaste da coluna e o surgimento de outros focos do problema. É importante:

  • Evitar o sobrepeso;
  • Fortalecer a musculatura com orientação profissional e respeitando os limites do paciente;
  • Ajustar a altura e o encosto de cadeiras no trabalho e em casa;
  • Evitar a concentração de esforço na coluna;
  • Entre outros.

Métodos voltados a reeducação postural como pilates, fisioterapia, RPG, entre outros, podem produzir um alívio significativo a longo prazo quando realizados conforme indicação médica e orientação profissional.

Cirurgia para estenose vertebral

Quando o quadro não apresenta melhora com o tratamento conservador, pode ser necessária a realização de cirurgia, especialmente em casos de dor incapacitante e prejuízos graves à rotina. Procedimentos invasivos são indicados normalmente quando há danos à estruturas nervosas o que pode causar inclusive a paralisia da perna.

Um procedimento cirúrgico é chamado laminectomia lombar. Nesse procedimento, uma pequena incisão é criada na pele ao longo dos ossos (vértebras) na parte inferior das costas. Os músculos são separados e o osso fica exposto. A porção da vértebra chamada “lâmina” é removida, tirando a pressão da medula e dos nervos espinhais.

Às vezes, quando é necessário remover a lâmina de várias vértebras, as vértebras podem ser fundidas com outro fragmento ósseo.

Em alguns casos, a pressão pode ser aliviada com apenas um orifício na lâmina, em vez de removê-la por completo. Esse procedimento é chamado laminotomia lombar. Hoje em dia, esses procedimentos podem ser feitos através de incisões muito pequenas, encurtando o tempo de recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *